"É essencial conseguir garantir água em quantidade e em qualidade para não correr o risco de pôr em causa a saúde pública, a qualidade de vida mas também o próprio desenvolvimento económico, alerta o ambientalista."
Esta é uma passagem que achamos importante evidenciar, e que foi anunciada pelo ambientalista Hélder Spínola, presidente da organização não governamental -Quercus- num artigo que se encontra no portal do Jornal PortoNet.
Todos temos que nos mentalizar que a água é um recurso necessário para toda a vida no globo terrestre, não só em qualidade mas também em quantidade. Actualmente conhecem-se e identificam-se muitos esforços no que diz respeito ao tratamento de águas, sobretudo a nivel europeu.
Mas continua a existir um grande desperdício de água, este facto verifica-se com grande relevância no nosso pais. O sector doméstico e o sector agrícola são aqueles que mais desrespeitam este recurso, mas no nosso pais também se registam elevadas perdas de água na distribuição de água para consumo.
Achamos por isso essencial que se revejam as nossas atitudes ao nivel da distribuição e do consumo de água, pois embora a água seja um recurso abundante e renovável apenas uma pequena parcela é potencialmente aproveitada para o consumo humano.
http://jpn.icicom.up.pt/2007/03/22/escassez_da_agua_e_um_problema_para_a_humanidade.html